Velhinho Simpático - Sculp Mode

Olá, pessoar! Saudades? =)

Atualizando aqui com um modelo feito no Sculp Mode à partir de um cubo, que eu fiz hoje de madrugada. Demorei, sei lá, umas 4 horas para modelar/esculpir.

Tá aí meu velhinho simpático:





Wire:



Processo de evolução da coisa:





Ele está sem orelha porque, pô, orelha é um saco de fazer, aí deu preguiça =P

Até que ficou bonitinho, não? xD
Ok, não ficou. Mas a culpa é do meu computador lerdo e do meu mouse que clica sozinho =D

Supreme Falcon Project - Design Document disponível


Já está disponível para download a primeira versão do Game Design Document do Supreme Falcon Project! O link para download e mais detalhes sobre o GDD se encontram no blog do projeto, http://supremefalcon.blogspot.com. =)

Como eu havia postado a alguns dias atrás, Supreme Falcon Project é o nome do projeto de um jogo brasileiro, no qual eu faço parte da equipe, que está sendo feito utilizando-se do Blender 3D e de sua Game Engine.
Trata-se de um jogo multiplayer futurístico de naves, em que batalhas são disputadas em cenários espaciais ou em planetas. Para mais detalhes, volte para o topo do post e clique no link do blog do projeto, para baixar o GDD. ;)

Saiu a 3ª versão do livro Blender 3D - Guia do Usuário!

O Allan Brito anunciou em seu blog o lançamento da 3ª edição de seu livro Blender 3D - Guia do Usuário. Esta nova edição conta com os novos recursos adicionados ao Blender nas versões 2.46 e 2.47. Ou seja, um livro que já era completo, ficou ainda mais ^^

Eu ainda não comprei esta nova edição, mas tenho a 2ª e posso dizer que o livro é muito bom e bem completo, abordando praticamente todas as ferramentas do Blender (sem contar as ferramentas mais novas, claro). Recomendo a todos os usuários do Blender!

Supreme Falcon Project - Jogo feito com Blender

A alguns dias, o usuário OmegaX, da Blender Brasil, postou lá anunciando que ele e o Brutto AVT estão trabalhando num projeto de jogo utilizando a Game Engine do Blender e perguntando se alguém gostaria de ajudar na parte de documentação ou criação de imagens de referência. O nome do projeto (e talvez do jogo também) é Supreme Falcon.
E eu me ofereci para ajudar na criação de esboços e blueprints das naves do jogo (mesmo não sendo muito bom com desenhos inorgânicos). ^^
Por enquanto estamos na fase de juntar sugestões e dados para o jogo. E para "dados", inclui-se esboços das naves do jogo. Aqui estão os esboços menos piores que eu fiz:

http://i95.photobucket.com/albums/l121/neutronx/nave3-1.png e http://i95.photobucket.com/albums/l121/neutronx/nave4.png

http://i95.photobucket.com/albums/l121/neutronx/nave5.png (esse eu fiz em 1 minuto...)

http://i95.photobucket.com/albums/l121/neutronx/naves6.png

http://i95.photobucket.com/albums/l121/neutronx/nave7.png


Vou procurar por imagens de referência de jatos e naves espaciais, para ter uma melhor noção para os próximos esboços...

Foi criado um blog para o projeto, o http://supremefalcon.blogspot.com. O blog também está na lista de parceiros da Blender 3D Page, aí do lado --->.

Assim que houver novidades sobre o projeto, postarei aqui no blog. ^^

Cidade de Cubos - Cena criada com cubos

A alguns meses, vi em uma comunidade sobre Blender do Orkut uma competição em que as cenas deveriam ser feitas usando apenas cubos (nada de retângulo, era só cubo mesmo). Aí, algumas semanas depois, mesmo tendo acabado a competição, eu resolvi criar uma cena assim só para ver no que ia dar. Então passei alguns minutos colocando e ajeitando os cubos....E algumas horas ajustando a iluminação e posição da câmera. Aí está o resultado:

Cidade de Cubos



O projeto inicial era criar um planeta quadrado, e em cada um dos lados haveriam prédios, casas e indústrias. Só que a preguiça não deixou e acabou ficando assim... =P
Talvez depois eu continue a cena para fazer algo mais complexo, com morros, postes, estradas, carros e tudo mais. Mas por enquanto é só isso. ^^

USB "Turbinada" - Render 2

Olá o/
Seguindo a sugestão que o Reinicke me deu, apliquei um DOF na cena. Ajustei, ajustei...E saiu isso:




O que acharam?
Não sei se ficou muito melhor... Na verdade, não mudou muito. Talvez eu deva aumentar bastante o blur... Já o ajuste de foco eu não sei bem como deixar, foi um sacrifício para fazer com que ficassem nítidas as partes que eu queria. E ainda não estou muito satisfeito com o foco =P
O problema é passar mais meia hora renderizando =/


Edit: Ah, eu alterei a textura da madeira porque eu formatei o PC e esqueci de salvar a textura antiga...

Problemas com o Blogspot...

Bom, eu mudei o logotipo do blog (editando o script do layout) e salvei as alterações. Mas, quando vou conferir a página, vejo que o logotipo sumiu, ao invés de mudar para o novo. E até agora não consegui fazer o layout voltar ao normal.
Por isso, o blog ficará temporariamente sem logotipo, até o Blogspot "desbugar".

Ah, o favicon (aquele ícone que fica do lado do endereço do blog) também não está aparecendo, mas ele não é tão importante...

Edit:
Pronto, consegui fazer o logo aparecer. Aparentemente, foi a quebra de linha (pelo link da imagem ser muito grande) que fez o layout bugar. Mas é estranho, antes não acontecia isso...

USB "turbinada"

Faz um tempão que não posto, ein. Bom, não sabia o que postar =P

Este render é de um mês atrás, ou mais. Eu estava testando coisas usando curvas, aí acabei imaginando um cabo USB e modelei-o. Aí está:




Bom, não é bem um USB, porque tem esses fios enrolados em volta do fio maior. Mas eu achei que ficaria mais bacana com esse monte de fios, e resolvi deixar assim! =)
Ah, os blocos de madeira no fundo são só para não deixar a cena tão vazia...

Por enquanto é isso. Depois vou postar outros trabalhos que fiz, como uma caneta esferográfica e uma cena feita apenas com cubos (que ficou muito ruim, por sinal xD).

Edit:
E aliás, chegou a quase um mês o meu livro Modelando Personagens com o Blender 3D, do Reinicke. Eu ainda não terminei de ler por falta de tempo, mas o livro é muito bom e tem um enorme número de imagens nos exercícios, deixando bem claros todos os passos.

Saiu o RC1 do Blender 2.48!

Saiu ontem o RC1 do Blender 2.48, que trás algumas boas novas funções. Aliás, ótimas novas funções, pelo que parece!
Retirado do blog do Allan Brito:

"Essa é uma lista resumida das novas ferramentas e funções do Blender 2.48:

  • Suporte ao GLSL
  • Grease Pencil
  • Interação de fluidos
  • Softbodies agora funcionam na game engine
  • Novo modificador Simple Deform
  • Sombras com cor
  • Suporte completo a animação de personagens na Game Engine"

A lista completa (e em inglês) das novas funções estão em http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-247/.
E o mais importante, o download, está em http://download.blender.org/release/Blender2.48rc/.
Divirtam-se =)

Teste de expressões faciais, agora com som!

Lembram da animação que eu fiz, do cara dizendo "Olá", para tentar pegar as manhas de shape keys no Blender? É claro que lembram, está a 2 posts atrás...
Continuando... Trago ao alcance de vossos olhos e ouvidos a versão com som, muito mais legal e convincente! E dublado por ninguém menos (ou mais) que eu e minha linda e sedutora voz gripada!

*Cof Cof*

Mentirinhas à parte, vejam o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=3PpCwAoW54s

Desfrutem desse 1 segundo de pura emoção em forma de frames =D

 


Templates Novo Blogger 2008