Making Of da cena "Peixe Cartoon"

Olá! =)
Este é um pequeno making of da cena Peixe Cartoon, o meu mais recente trabalho feito no Blender. É pequeno, pois quando estava produzindo a cena, não planejava documentar os processos de criação, e por isso não disponho de tanto material.
Essa cena, por sinal, demorou um "pouco" para ficar pronta, foram 3 dias (algumas horas de cada um) modelando, aplicando materiais, ajustando texturas e editando a cena no Nodes Editor. O Nodes, aliás, foi o que me consumiu mais tempo. E por isso vou postar aqui os avanços da cena ao longo das dezenas de edições (feitas principalmente no Nodes Editor) realizadas até chegar à imagem final.

Aqui está a imagem sem nenhum efeito aplicado, com uma textura importada de um outro arquivo meu, com uma cor diferente e ainda sem nadadeiras:




Vendo o peixe com essa textura, acabei imaginando ele sendo, na verdade, o rosto de uma pessoa. E aí está o resultado:




É, como vêem, não deu muito certo... =P

Então voltando a fazer a cena do peixe, resolvo me aventurar no Nodes Editor. Coloco o glow e ajusto as cores da cena. Percebam também que os olhos foram alterados:




Modelo a boca do peixe e coloco uma textura, cedida por um amigo meu:




Diminuo a intensidade da textura:




Ajusto o contraste e o brilho das cores, além de, novamente, mudar a intensidade da textura:




Aqui eu mudei o ângulo da câmera, adicionei nadadeiras, troquei o background, apliquei um blur nele e reajustei novamente as cores:




Voltei a colocar o background antigo e ajustei novamente as cores da cena. A esta altura, a cena está quase finalizada:




E aqui está a cena finalizada, com mais blur no background:




Aqui uma screen do Nodes Editor com a configurações finais:




Existe um ótimo tutorial sobre criação de Glow no Nodes Editor, que se encontra no blog Drak's World. Há também um tutorial sobre DOF (um blur que é aplicado levando em consideração a distância de um objeto) na Blender Total. Ambos estão em português


E screens do peixe no Edit Mode (a parte de trás do peixe está incompleta):

Vista da câmera:




Frente:




Lado:




Topo:




E aqui acaba o pequeno making of da cena Peixe Cartoon, uma das que me deram mais trabalho para finalizar até a presente data (só perde para a Nave, pois na época, uns 3 ou 4 meses atrás, eu tinha bem menos conhecimento em Blender). Espero poder postar outros, de outros trabalhos =)

4 comentários:

O Ladino disse...

\o/
Tu fez um blog de Blender!
Fantástico, parece legal. Quando voltar a poder usar PC vou começar a mecher também ^^

E fui eu que fiz a textura (tosca, mas fui eu u.u)

Neutronx disse...

Nada, a textura ficou boa =)
É que eu nao mapeei, aí em algumas partes a textura ficou maior do que em outras =P

Anônimo disse...

falaew neutronx seu malandro,muito bom o modelo,realmente eu gostei muito de como vc usou o bluur pro cenário não ficar artificial e perto demais,evoluiu muito em cara!

Neutronx disse...

Hehe, vlw, dark angel o/
Passei um bom tempo testando as janelas do nodes, pra conseguir um resultado bom =)

 


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